"Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o universo não tem ideias.”

Fernando Pessoa.



terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Acta n.º 2

19 de Fevereiro de 2010

Começamos o dia com uma pequena reunião que contou, não só com os elementos do grupo, como também com a presença e participação do professor Francisco Mesquita. Nesta reunião confirmamos, por fim, o nome escolhido para o grupo de trabalho, sendo que foi elegido por hunanimidade o nome “Ofélias”.
Após ser tratado esse ponto, discutimos um pouco a maneira correcta de elaborar um logótipo. O professor Francisco Mesquita reuniu connosco e apresentou-nos algumas técnicas e metodologias a seguir e ter em conta na criação de um logótipo para uma empresa. Essa criação passa por diversas fases de evolução, e sofre diversas transformações (no que diz respeito ao design, escolha do tipo de letra a utilizar, cor, tamanho, geometria do logo, etc.) durante a sua elaboração. Ainda reunidos, o professor mostrou-nos e indicou-nos um livro sobre tipografias que nos poderia ser útil na elaboração do nosso logo; o livro chama-se “Tipografia: origens, formas e uso das letras.” e é de Paulo Heitingler.

Posteriormente, e tendo sido todas as dúvidas esclarecidas pela parte do professor, tratamos de delegar tarefas para a criação do blog, elaboração do logótipo e pesquisa acerca de logos já existentes e também pesquisa acerca das conotações que pudessem estar envolvidas ao nome escolhido para o grupo.
Assim, dividimos o grupo principal em 4 grupos de 2 pessoas cada. A criação e elaboração do logótipo (que passou pela pesquisa de imagens, tipos de letra e posteriormente a criação do mesmo) ficou ao cargo da Marta Ribeiro e Ana Lopes; quanto à criação de uma conta de e-mail e blog para o grupo, assim como o design e formatação do mesmo, foram a Ana Sousa e Catarina d’Eça que ficaram encarregues de tal tarefa; a pesquisa de logótipos existentes, relacionados com o nome “Ofélias” e também com “Fernando Pessoa”, ficou ao cargo da Inês Santos e Catarina Ferreira; por fim, a intensiva pesquisa acerca do nome do grupo, ficou ao cargo da Cláudia Almeida e Sandra Pereira. Enquanto a Sandra e a Cláudia pesquisavam a história desse nome e a ligação que tinha com Fernando Pessoa, descobriram que o nome se escrevia originalmente com “ph” e não “f”, passando a ser “Ophélia” em vez de “Ofélia”. Confrontadas com este factos, e após terem comunicado aos restantes elementos do grupo, falamos com os professores e decidimos adoptar o nome “Ophélias”, pois tem uma conotação histórica que remete ao próprio Fernando Pessoa (pois “Ophélia – com ph – era a amada de Pessoa, para quem ele escrevia dezenas de cartas de amor).

Após decidirmos o nome, passamos para a criação física do logótipo. Todos os elementos tiveram ideias distintas:
utilizar o nome “Ophélias” com o chapéu que caracteriza Fernando Pessoa (podemos ver alguns logos realizados dentro dessa ideia);


utilizar o nome, com o chapéu e uns traços de uma cara feminina; associar o nome a objectos que tivessem uma conotação feminina, mais especificamente, um sapato de salto alto.
Após algumas tentativas, optámos por utilizar o sapato com o nome “Ophélias”. Foram realizados imensos esboços, utilizando o texto e a imagem de diversas formas; por fim, e após excluir alguns dos esboços, ficaram reduzidos a duas hipotéses:

A escolha recaiu porém, no segundo logo, aquele que utiliza o sapato vermelho em substituição da letra "L".
Escrito por Marta Ribeiro

1 comentário:

  1. Muito bem!! Texto, fotos, logos... Fizeram a escolha certa de logótipo.
    Bom trabalho,
    Francisco Mesquita

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