"Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o universo não tem ideias.”

Fernando Pessoa.



sexta-feira, 5 de março de 2010

Utilização da cor no logótipo do grupo Ophélias

Hoje, enquanto terminávamos o processo de criação do logótipo das Ophélias, um dos grupos pesquisou a questão das cores e os seus significados quando aplicados à questão da comunicação publicitária. Eis o resultado da pesquisa:


Utilização da cor no logótipo do grupo Ophélias


A cor é muito mais do que um simples elemento de atracção visual. É algo que esconde vários significados que nem sempre são perceptíveis. A mente de cada um faz com que uma pessoa associe cores de forma diferente de outras. Quando falamos em associações de cores, rapidamente nos apercebemos que o fazemos quase que instintivamente. A verdade é que essas associações são o resultado do nosso quotidiano, da nossa cultura e mesmo da nossa experiência de vida. A preferência de determinada cor recai nestas questões que acima foram abordadas: o meio que nos rodeia influencia a nossa forma de escolher uma cor em detrimento de outra. Tal como a questão do grafismo e da fonte, a cor assume-se como algo de extrema importância já que sua escolha pode revelar-se tanto um sucesso como um fracasso total. Ao usarmos conscientemente as cores, a nossa mensagem passará para o público de uma forma muito mais valorizada e firme.


Assim sendo, optamos pela escolha de duas cores (o vermelho e o preto) que acabam por ser complementar e resultar num logótipo coeso, perceptível mas, tendo em atenção a simplicidade e legibilidade deste. Após termos recolhido vários textos sobre o significado e definição de cor, encontramos uma relação de unanimidade em alguns conceitos:


·Preto: autoridade, clássico, formalidade, elegância, sofisticação, mistério, seriedade, modernidade, tradição e sobriedade. Tecnicamente, o preto é entendido como a absorção de todas as cores. Ainda, a cor preta é visualmente mais agradável não correndo o risco de sobrecarregar e saturar o público/leitor e, na hora de impressão, assume-se como a escolha mais económica.


·Vermelho: dinamismo, liderança, paixão, força, aventura, energia, excitação, amor, sexualidade, emoções fortes e contraditórias. Visualmente, a cor vermelha é a cor que mais emoção desperta no público e que chama mais atenção.

Outras cores e os seus significados:


·Laranja: euforia, criatividade, alegria, confiança, energia, entusiasmo.
·Amarelo: estimulante, alerta, esperança, positivismo, alegria.

·Verde: bem-estar, natureza, paz, saúde, equilíbrio, fertilidade, juventude, dinheiro.

·Azul: verdade, intelectualidade, pureza, advertência, harmonia, confidência, liberdade.

·Roxo: fantasia, concentração, realeza, riqueza, mistério, egoísmo, espiritualidade, charme.

·Castanho: melancolia, terra, segurança, estabilidade, aspereza.

.Cinzento: elegância, humildade, respeito, reverência, subtileza;

.Branco: pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade.


Escrito por: Ana Filipa Sousa e Ana Nogueira Lopes

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